Estado da Flórida entra na segunda fase de reabertura nesta sexta-feira

O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse hoje em entrevista coletiva no CityWalk do parque Universal Orlando que a Flórida passará para a segunda fase de reabertura.


Governador da Flórida fala em entrevista coletiva no complexo Universal Orlando sobre abertura da segunda fase da economia na Flórida

A primeira fase, que envolveu a abertura de restaurantes e lojas com capacidade limitada, começou em 4 de maio.


O início de junho marcou cerca de um mês desde que o governador colocou a maior parte do estado na “fase uma completa” de seu plano de reabertura em meio à pandemia do COVID-19.


"Foi há mais de um mês, cerca de cinco semanas atrás, que anunciei o plano passo a passo seguro e inteligente para a recuperação da Flórida", disse DeSantis. "E desde o início de março, nosso plano tem sido realmente cinco pontos principais, protegendo o vulnerável aumento de testes, promovendo o distanciamento social, sobre o qual você não ouve mais tanto na semana passada".


Segunda fase da economia da Flórida

Agora, na segunda fase de reabertura da economia na Flórida, os estabelecimentos de varejo (shoppings e lojas) podem operar em plena capacidade, os cinemas e as pistas de boliche podem abrir a 50% da capacidade.


Fase 2 da reabertura da economia na Flórida

Os bares e pubs poderão operar com 50% da capacidade interna e total da capacidade externa para serviço de refeições.


Fase 2 da reabertura da economia da Flórida

“Os cinemas e as pistas de boliche têm 50% de capacidade, com protocolos adequados de distanciamento social e saneamento. Aqueles que não estavam operando até esse ponto, você sabe que agora têm um caminho para fazer isso ”, disse DeSantis.

Ele explicou que restaurantes, lojas e academias, atualmente operando a 50%, podem atingir a capacidade máxima desde que tenham espaço para praticar o distanciamento social.


Os restaurantes podem servir em bares com cadeiras a pelo menos 1 metro de distância, mas os bares só poderão servir nas mesas, disse ele.


O governador alertou, no entanto, que o coronavírus ainda é uma ameaça.


"O vírus não se foi", disse ele em entrevista coletiva no CityWalk do Universal Orlando.


Coletiva de imprensa no CityWalk no complexo Universal Orlando

DeSantis abriu a conferência referenciando "reuniões respeitosas de grandes multidões", mas condenou "incidentes isolados" de manifestantes violentos, resultando em prisões.


O pedido será assinado hoje e entrará em vigor depois de amanhã, sexta-feira.


Governador da Flórida fala sobre segunda fase da reabertura da economia na Flórida

Importante saber:


A segunda fase de reabertura da economia exclui os condados de Miami-Dade, Broward e Palm Beach do total de 67 municípios do estado.

DeSantis disse que trabalharia com os três condados do sudeste para acelerar a fase dois de reabertura a tempo.


Veja aqui o documento oficial com 35 páginas com o plano de reabertura do governo da Flórida: https://www.flgov.com/wp-content/uploads/covid19/Taskforce%20Report.pdf