top of page

Zé Carioca completa 80 anos!

O personagem brasileiro da Disney, Zé Carioca, está completando 80 anos hoje, dia 24 de agosto de 2022! Saiba tudo sobre ele aqui!

Zé Carioca, personagem brasileiro da Disney.
Zé Carioca, personagem brasileiro da Disney.

Milton Nascimento, Caetano Veloso, Paulinho da Viola e Gilberto Gil são algumas das personalidades importantes da cultura nacional que estão completando 80 anos em 2022. Mas um brasileiro muito querido e especial está também virando octogenário: Zé Carioca.

Muito antes de o Louro José fazer sucesso com o público, esse papagaio, nascido no dia 24 de agosto de 1942 pelas mãos de Walt Disney (segundo divulgado, ele foi desenhado em um guardanapo no Copacabana Palace), já conquistava por seu carisma e, claro, sua malandragem. 

Walt Disney em Copacabana, Brasil.
Walt Disney em Copacabana, Brasil.


Carioca, foi criado para o filme Alô, amigos, de 1942. Era um desenho que mostrava a América do Sul e o Zé ciceroneou o Pato Donald em terras brasileiras.

Os Três Caballeros da Disney, união Brasil e Estados Unidos.
Os Três Caballeros da Disney, união Brasil e Estados Unidos.

Ao som de Aquarela do Brasil e Tico-tico no fubá, eles beberam cachaça e sambaram juntos. Três anos depois, apareceu novamente em "Você já foi a bahia?".

Hoje o Zé Carioca é mais do que um personagem ou mascote carioca, é um elo entre a Disney e o Brasil.

Para marcar a data comemorativa, a Disney celebrará os 80 anos de Zé Carioca até os próximos 12 meses através das mais variadas ações e celebrações.

Celebração de 80 anos do Zé Carioca.
Celebração de 80 anos do Zé Carioca.

A primeira delas é o lançamento de uma música homenageando o personagem, com lançamento previsto para o início de setembro, esta de autoria do Leandro Lehart e cantada pelo sambista Xande de Pilares com um videoclipe focado no tema animado.

A canção foi composta a partir dos atributos de Zé Carioca, os quais são também características que representam claramente o povo brasileiro, ganhando o título de “Os Zés do Brasil”.

Nos próximos meses, produtos exclusivos também serão lançados através de coleções temáticas vindas de grandes marcas como Água de Coco, Renner, FARM, Colorama, Pernambucanas, Havaianas, Vivara, Regina Festas, Fun com pelúcias do personagem, PHX com instrumentos musicais, Go Case com capinhas de celular e outros acessórios, além de uma colaboração especial com o canal ESPN.

Do mês de agosto até dezembro, o hotel Emiliano Rio estará caracterizado de Zé Carioca em homenagem à criação do personagem criado no Rio de Janeiro.

Conteúdos especiais, filtros e stickers também estarão disponíveis nas redes sociais da Disney Brasil a partir de agosto e, de tal modo, inéditas histórias em quadrinhos serão lançadas, como o livro “O essencial do Zé Carioca: celebrando os 80 anos da sua estreia”, já disponível no mercado e “Zé Carioca conta a história do Brasil”, do escritor Eduardo Bueno, com seu lançamento previsto para outubro.

Além de todas as homenagens, nas publicações regulares mensais da Editora Culturama, uma nova história chamada “Um jovem chamado Zé” virá no Grande Almanaque Disney durante o mês de novembro deste ano.

Parabéns Zé Carioca! 80 anos de muito amor.


Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page