Governo anuncia adesão a programa que permite a brasileiro evitar fila na chegada aos EUA
Veja como se inscrever no programa 'fura-fila' da imigração, que torna entrada mais rápida nos EUA.
O GLOBAL ENTRY é um programa do governo americano que permite a liberação rápida no controle do passaporte, no momento da chegada aos EUA.
Ele é voltado para visitantes frequentes considerados “confiáveis”, especialmente executivos e administrado pela Autoridade de Aduanas e Proteção de Fronteiras e dele participam, atualmente, 11 jurisdições:
Alemanha, Argentina, Colômbia, Coreia do Sul, Índia, México, Panamá, Reino Unido, Suíça, Singapura e Taiwan.
"Uma vez aprovados, poderão fazer o trâmite de ingresso nos EUA em aeroportos selecionados de maneira desburocratizada, por meio de quiosques automáticos", informou o governo.
A liberação do acesso será feita em totens de autoatendimento, por onde o passageiro deverá apresentar o passaporte, ter a impressão digital escaneada e preencher a declaração alfandegária, sem a necessidade de entrar nas filas de imigração.
Um recibo será emitido e a pessoa direcionada para o local de retirada de bagagens e saída do aeroporto.
Como se inscrever no programa?
Para acessar o programa, os cidadãos brasileiros devem fazer a sua inscrição na plataforma Trusted Traveler Programs (TTP), local onde informará os dados, obterá o valor para pagamento da taxa de inscrição de US$ 100 (não reembolsáveis) e, depois, marcará a entrevista presencial, obrigatória para entrar no país.
Se sua inscrição for aprovada, você será instruído a agendar uma entrevista em um Global Entry Enrollment Center.
Para o dia da entrevista, será necessário trazer seu(s) passaporte(s) válido(s) e outra forma de identificação, como carteira de motorista ou carteira de identidade.
Importante saber:
Essa medida não altera a exigência nem as regras para concessão de visto. Ou seja, a apresentação de visto continua obrigatória.